Matérias

Checadores usam tecnologia e novos formatos jornalísticos para combater desinformação

Felipe Vaso (3º semestre), Duda Travalin, Marina Morais e Stella Lima (2º semestre)
O crescimento no número de fake news nas redes sociais tornou necessária a adaptação do produto jornalístico para diferentes formatos. Jornalistas que participaram do Latam Chequea, evento sediado na ESPM-SP nos dias 28 e 29 de novembro, destacaram a importância de divulgar e incentivar o combate à desinformação em todas as plataformas. Aliado a isso, a inteligência artificial (IA) tem sido relevante tanto para a criação de desinformação quanto para o processo do fact checking. Os jornalistas Martín Slipczuk, (do Chequeado, da Argentina), Luisa Alcantara e Silva (do Projeto Comprova), e Lulna Mendonça e Yuri Fêsan (da Lupa) comentam sobre essas transformações em um contexto de ascensão de notícias falsas.

Verde-amarelo levanta debate na Parada do Orgulho

A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo ocorreu no último domingo (2) na Avenida Paulista e teve como tema “Basta de negligência e retrocesso no legislativo: vote consciente por direitos da população LGBT+”. Segundo a organização do evento, mais de 3 milhões de pessoas participaram durante o dia, incluindo artistas como Gloria Groove e Pabllo Vittar, a concentração se iniciou às 10h, nas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, e seguiu percurso até a Consolação.

Projetos da ESPM-SP aprovados para Intercom nacional

Quatro projetos da ESPM-SP foram aprovados para a Etapa Nacional da Intercom 2024 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), em evento da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), em Barbacena – MG. A seleção, ocorrida em meio ao Intercom Sudeste, de 30 de maio a 1 de junho, discutiu o tema “Comunicação em Tempos de Inteligência Artificial – Ampliação ou Redução das Desigualdades?”.

Ministra Cármen Lúcia debate liberdade de imprensa

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, foi a principal convidada de seminário organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e ESPM-SP, ontem (7), no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Com o tema principal “Liberdade de Imprensa no Brasil: da Constituição à realidade”, o seminário foi composto por mesas sobre a importância da democracia e da liberdade, o assédio judicial a jornalistas, os perigos da inteligência artificial (IA), e a desinformação em períodos de eleição. O evento teve apoio e participação do Consulado Geral dos Estados Unidos, do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), da Abraji, da Agência Comprova, da Folha de S. Paulo, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e da ESPM-SP.

Revolução dos Cravos faz 50 anos

Nesta quinta-feira (25), completam-se 50 anos desde que a canção Grândola, Vila Morena anunciou, na Rádio Renascença de Portugal, o início da Revolução dos Cravos. Responsável pela derrubada do Estado Novo de António Augusto Salazar, uma ditadura de 1933 a 1974, o levante militar e popular culminou no fim do império ultramarino português e a consequente independência das colônias na África (Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe), durante os anos 1970.

Pesquisa indica como jornalistas utilizam IA - Portal Jornalismo ESPM

O grupo de pesquisa (GP) Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas, do curso de Jornalismo, apresentou resultados de pesquisa “Inteligência Artificial para jornalistas brasileiros”. Feito em colaboração com o portal Jornalistas&Cia, o estudo consiste em um questionário online com perguntas quantitativas e qualitativas, que foi respondido por 423 jornalistas de todo o país. O evento ocorreu na manhã da última terça-feira (09), no auditório Renato Castelo Branco, com a presença dos professores pesquisadores (Antonio Rocha Filho, Edson Capoano, Patricia Rangel, Cicelia Pincer e Maria Elisabete Antonioli), além do líder do Jornalistas&Cia, Eduardo Ribeiro.

Tarsila ressurge por pintura, coleção de roupas e musical

Uma obra de arte atribuída a Tarsila do Amaral avaliada em 16 milhões de reais, à venda na feira SP-Arte, está sob análise quanto à sua autenticidade, contestada por especialistas após o evento. A pintora, cuja morte completou 50 anos em 2023, continua a causar polêmicas e inspirar arte. O impacto de Tarsila na cultura brasileira revela seu caráter eterno em casos como esse, assim como no mundo da moda e do teatro.

"Mulher e o Mundo" aborda desafios do gênero

Ao longo dos dias 4 a 7 de Março, o Centro Acadêmico (CA), a ESPM Social e o Diretório Acadêmico (DA) promoveram ações em prol do Dia Internacional da Mulher, no campus Álvaro Alvim na ESPM-SP. A edição teve como tema “A mulher e o mundo”, abordando desafios enfrentados pelo gênero em sociedade, empreendedorismo, saúde corporal, aulas de defesa pessoal e feiras diversas. Além disso, as entidades organizaram uma campanha de arrecadação solidária, recolhendo itens de higiene pessoal para o Instituto Mães de Coração. A semana contou com workshops e atividades variadas que integraram os estudantes.

Nova sede da ARFOC é inaugurada em São Paulo

Na última sexta-feira (1), às 17h, ocorreu a inauguração da sede da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC-SP) na República, bairro central de São Paulo. O novo local é próximo ao prédio do Sindicato dos Jornalistas, onde era sua antiga localização. O evento também contou com a 18ª Mostra Anual de Fotojornalismo, uma retrospectiva com as melhores fotos do associados no ano de 2023, e a abertura da exposição Do Crível ao Incrível, um panorama da produção de imagens jornalísticas no Brasil.

Let's get social